terça-feira, 26 de abril de 2011

Liberdade ainda que tardia

Uma das coisas que me deixam mais nervosa na moda é esteriotipação. Gordinha não pode usar isso, baixinha não pode usar aquilo, você não pode usar saia porque é homem.

Eu não vou ter mais ou menos de 1,56m se usar a meia calça da mesma cor que o sapato. O máximo que vai acontecer é dar uma IMPRESSÃO de que sou mais alta, e alguém já te disse que impressão não é realidade? Quer dizer então que eu vou ter que comprar um sapato pra cada cor de meia que eu usar?
Eles dizem que eu só posso usar saia longa com salto alto, mas e se eu quiser descer pro meu bom e velho all star? Será mesmo que as pessoas vão ficar me apontando na rua e reparando quão baixinha eu estou sou?

Aí você vem me dizer que pra gordinhas a situação é diferente, que o povo repara mesmo. Concordo. Mas se você se sente mal com o seu corpo, o problema não é da roupa, é seu. Pra se vestir bem auto-estima é pré-requisito. Listras verticais não vão diminuir números na sua cintura, porque se assim fosse os nutricionistas e personal trainers morreriam de fome.

É claro que seria hipocrisia dizer que a moda é a instituição mais democrática no quesito tipo físico. Mas isso não quer dizer que só quem pode consumir nesse universo são mulheres subnutridas de 1,80m. E eu não tô falando de moda plus size não, embora esta também mereça ser citada. Ou você acha que Chanel só tem tamanhos até 38?

Se não for pelo seu tipo físico, o mundo vai te julgar sob qualquer outro aspecto. E você vai fazer o que? Ficar aí se corroendo e tentando combinar meia com sapato? Vai se prender numa "bolha fashion" e se vestir no automático, deixando todo mundo te dizer o que fazer? ACORDEM, QUERIDOS. Se assumir é o primeiro passo pra se recuperar do vício do styling pronto.

Um comentário:

  1. Melina,amei esse post
    Você como sempre disse t.u.d.o.
    Era isso que eu precisava ler
    bjss

    ResponderExcluir