sábado, 23 de abril de 2011

Para pensar (e inspirar)...

Comecei a acompanhar bastante o assunto 'Moda' no começo de 2009, creio eu, mas não comecei logo com revistas como a Elle e a Vogue, desfiles das grandes maisons, designers, comecei vendo sites mais populares (e seria esse o termo?), como o lookbook por exemplo, e vendo blogs de meninas da minha idade de outros países e também de streetstyle.

O Sartorialist foi um dos que mais me chamou atenção, e à princípio não pelas fotos da Anna Dello Russo, da Catherine Roitfeld usando grandes marcas, vestidos perfeitamente desenhados e executados - que posteriormente viriam SIM me chamar atenção, mas pelas fotos dos jovens que Scott Schuman (seu lindo!) fotografou pelo mundo todo.

Grupo de jovens fotografadas em viagem escolar em Paris. The Sartorialist.


Olhando as fotos, os blogs as revistas durante esses últimos dois anos em que mergulhei na moda, percebi como aqui, na minha cidade e vários outros lugares que eu fui no Brasil, as pessoas não tem o costume, a cultura de se vestir bem. Mas não digo esse vestir bem planejado, vestir bem para uma festa e coisa e tal, mas um vestir bem inconsciente, pelo simples prazer e vontade disso.

Garota em Nova York, The Sartorialist



Não me levem a mal, não estou rotulando os Brasileiros, falando que ninguém aqui se veste bem, mas as pessoas aparentemente não conseguem se desgrudar do combo jeans+camiseta/regata+tênis, se estiver meio frio +um moletom e olhe lá. E seguem esse combo meninos e meninas (EU! mais vezes do que gostaria, admito). Quando foi a última vez que você acordou num dia de semana, de aula e falou "Acho que vou usar uma saia"? Ou "Que tal um vestido"? Parece que sempre temos que reservar essas peças para ocasiões especiais e usar o básico, porque afinal só estamos indo pra escola/trabalho/padaria/supermercado/barzinho/dar uma volta/na casa das amigas/viver , não é?

E aí nos reservamos o direito de nos arrumar para o que? Uma vez no ano? NÃO! Compramos aquele salto caro pra que então, aquele vestido bonito? Juntar pó no guarda-roupa? Vamos sim nos arrumar, usar maquiagem, saia, meia-calça, sapatos, sobreposições, ou jeans e camisetas de modo menos óbvio e apagado POR FAVOR! Não vamos mais "nos produzir" pra sair de fim de semana só com a básica saia de cintura alta preta+regata branca, até porque já virou uniforme né? Blusão de ombro só + jeans, todas iguais nem pensar, né? Se exercitássemos mais nossa saída da concha, nossa vontade de vestir o que nos ocorresse na hora, pra ocasião que quisessemos sem pensar se vai estar "demais" pelo que os outros pensam e sim por como estamos nos sentindo, talvez não encontrássemos nosso(s) estilo(s) mais facilmente? Acho que sim.

Então tá frio? Coloca sua jaqueta. Tá calor? E aquele vestido... cairia bem. Tá a fim? Passa um batom vermelho e sai de casa, seja pra formatura da sua amiga ou pra padaria. É essa a atitude dos jovens clicados por Scott que eu tanto adoro: a de se vestir bem porque se vestem como querem, independente do poder aquisitivo (oi, brechós e fast fashion?), estilo de roupa favorito (tudo bem se você não quer usar saia porque realmente não gosta, coloca um jeans e um sapato diferente então, não seu nike shox porque é "bem básico, não tem pra que mais").


Casal em Milão, The Sartorialist. (CADÊ meu namorado assim??)




Milão. The Sartorialist.




Estocolmo, The Sartorialist.




Nova York, The Sartorialist.





Paris, The Sartorialist.




Paris, The Sartorialist.




Nova York, The Sartorialist.


Fazendo todo ess meu desabafo me sinto muito mais leve e inspirada, e espero que vocês também, porque aí que sabe, o Sartorialist não posta uma foto sua um dia certo? :)
Mil desculpas pela unha horrorosa, e espero que tenha "Look da noite" meu que vou postar amanhã.

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com vocês.
    (bem que algumas vezes tenho prequiça)

    ResponderExcluir